Posted by Braulia Ribeiro on 20 20UTC novembro 20UTC 2007 | 32 comments
Estamos sempre orando por obreiros, a seara é grande, faltam lÃderes, faltam mãos para o trabalho, faltam cérebros, faltam joelhos para orar. Ontem à noite recebi um telefone de um casal daqui da base, falando desde uma cidade remota na fronteira de Acre e Peru:
“-Ah Bráulia, ore por nós, não sabemos o que fazer, presenciamos muita bandalheira, os polÃticos da região para se eleger levam caixas de cachaça e álcool puro para as aldeias, embebedam os Ãndios, brigam, espancam os homens e as mulheres. Um deles fez pior, se ajuntou com duas irmãs, engravidou as duas, bate continuamente nelas, ontem derrubou uma das grávidas de um barranco cinco vezes. Todas as vezes que ela se levantava e subia ele a derrubava novamente. Nós vimos e nem assim ele parou. É estúpido e domina o pai das moças com álcool e os irmãos com violência. Temos que denunciá-lo mas ele está ameaçando nossas vidas. Nos seguiu quando viemos até a vila, mas hoje à noite temos um encontro com a PolÃcia Federal para falar sobre o que acontece na aldeia. â€
A voz da mulher me contando o que passava tinha um tom resoluto. Ela sabia o queria fazer e não estava com medo apesar das ameaças. Ao mesmo tempo que falava se supria de uma consciência mais intensa de que não podia deixar as coisas como estavam. A denúncia faz diferença entre a mudança daquele mundo onde dominam as armas, o pecado e a falta de lei, para o reino de Deus que eles levavam que significava justiça, respeito e vida nova para os Ãndios e à s comunidades brasileiras ao redor.
Este casal tem menos de 30 anos, estão aqui há uns cinco anos e na tribo há uns três. Eles tem um filhinho de três anos e lutam com muita dificuldade financeira. Pensei que ainda que tivéssemos altos salários missionários para pagar, (mas não temos, a JOCUM é uma missão de voluntários) nada pagaria a insegurança e o medo que eles estavam vivendo agora e com o qual teriam que conviver sempre depois da denúncia.
Lembrei-me de como esta moça chegou na ETED. Não era crente direito, nunca tinha vivido uma vida limpa na vida, nem na infância. Vestia-se no dia a dia como quem sai para fazer um programa na noite, e se movia com um gingado de dançarina de cabaré. Várias vezes ouvi os lÃderes da ETED confabularem sobre ela desesperados pensando se haveria cura para alguém assim…
Hoje ela e o marido são missionários que qualquer missão, ou melhor que qualquer organização governamental gostaria de ter reforçando suas trincheiras. Abnegados dedicados, amorosos, Ãntegros, e mais do que isto, a mulher tem garra de guerrilheira.
Houve uma época na nossa base, que já passou, graças a Deus, que nos cansamos de jovens. Nos cansamos da ETED e dos “problemas†que chegavam a cada nova leva de estudantes. Começamos a pensar em fazer um escrutÃnio apurado de todos os formulários, na tentativa de evitar que viessem jovens problemáticos que tem o potencial de consumir toda nossa energia e depois produzir muito pouco ou quase nada para missões… QuerÃamos maturidade e não juventude. Me pergunte se deu certo, ou se continuamos assim por muito tempo, que vou te responder que pela misericórdia de Deus não deu certo, e nem continuamos pensando assim. Redescobrimos nosso DNA. E nosso DNA tem a ver com transferência de destino a quem não tem. Como podemos querer maturidade se somos chamados para abrir espaço para os que não-são, para que eles possam pela graça de Deus tomar posse de destinos fantásticos que Deus tem para eles e que de outro modo teriam ficado enterrados…
Me apaixonei de novo pela ETED. O Reinaldo começou dirigindo a primeira desta nossa nova fase e eu sigo desde então, já estou na terceira. A palavra que o Reinaldo recebeu logo quando abraçamos uma idéia de uma proposta radicalmente nova para a ETED, foi: “aquele que vier a mim não lançarei fora…†E assim foi, aceitamos todos. Qualquer um. Gente de rua, gente dos becos, jovens das igrejas e de fora delas. Continuamos assim desde então. Agora que eu lidero na verdade não faço nada, só acompanho a equipe que carrega a ETED, eles também gente nova, sem experiência nenhuma a não ser a sua própria vivência e transformação. Meu co-lÃder desta vez é o Raul. Ele tem 23 anos e está na JOCUM há dois anos. Tivemos um ano cansativo com muitos eventos e viagens, e já tÃnhamos dois cursos acontencendo neste segundo semestre, eu estava jogando a toalha e pedindo pro mundo acabar em barranco, quando o Raul chegou pra nós:
_ Olha Reinaldo e Braulia Deus está me chamando para a próxima ETED…
_ Mas Raul, não temos obreiros, todos estão envolvidos em cursos, ou em ministérios fora, (temos equipes na Guayna Inglesa, Barbados, Peru, Equador, e em várias tribos) será que vai ter alguém pra te ajudar?
_ Ah, Deus vai mandar… Tem o Pimenta… (Pimenta é um recém-graduado da última ETED, anda sempre de bermudas e meião, um de uma cor outro de outra, de toca colorida na cabeça e seu maior prazer é escrever cartas evangelizando a galera….)
_Ah, o Pimenta… Tá bom então vamos ver Raul.
Na próxima reunião o Raul veio de cabelo azul.
_ Pintou de azul agora Raul? Ficou bonito…
_ É, quero que a galera se sinta à vontade quando chegar…
Oramos juntos, não podÃamos divulgar mas Deus foi mandando alunos e obreiros. Alguns vieram de perto outros de longe. Nos reunimos para ver se aceitávamos os alunos que escreviam. Alguns nem escreveram só vieram… Raul disse: _Traveco acho que não encaro não, muito difÃcil… Falou isto, porque eu contei um sonho estranho que tive, em que eu me via como um travesti numa favela e sofria uma dor muito profunda porque ninguém me amava… Ai que bom, ainda não estamos prontos pra travestis, respirei aliviada. No outro dia esbarrei com uma obreira e um garotinho em frente da minha casa.
_ Oi Alessandra, que legal seu filho veio te visitar?
_ Né meu filho não, é a nova aluna da ETED.
Fiquei sem graça. Era uma moça. Ela tinha 22 anos e desde os cinco anos se vestia e se comportava como homem. Veio do garimpo para cá e não conhecia Jesus nem a JOCUM. Mas seu pai conhecia e sabia que ela precisava de ajuda. Me reuni com o Pimenta e o Raul. Oramos para buscar a Deus. Tudo o que eu via eram os dois olhos adolescentes da garota. Raul e Pimenta também se comoviam com a compaixão de Deus…
_ Eu também não prestava Bráulia, disse o Raul. Quando eu cheguei aqui na base eu só pensava em me matar. Deus me acolheu e me deu um destino.
_ Eu também não sabia quem eu era disse o Pimenta, hoje eu escrevo cartas… Ontem escrevi dez, minha mão ficou doendo…
Olho pro grupo de obreiros e fico animada. Não vejo ninguém especial, nenhum super-estrela, todos jovens. Além do Pimenta e do Raul tem a Ana Rita, baiana que acabou de chegar de alguns meses na Guyana, carinhosa e responsável, tem a Kelly, a Isabel se recuperando de sérios problemas mentais, a Selça e Alessandra ambas novas convertidas, saÃdas do sub-mundo das ruas. Ninguém que por nossos padrões religiosos seria capaz de arcar com a liderança de uma escola de missões, porque afinal em missões temos que ter a nata espiritual de nossas igrejas… È verdade, a nata, mas nossos alunos também não representam esta nata. São gente comum, gente como nós, especiais sem ser, trazidos aqui pelo Senhor, seja do Garimpo ou da Assembléia, Deus guiou cada um deles a nossa máquina de redimir destinos chamada ETED…
Publicado Originalmente em www.jocum.org.br
A graça e paz do Senhor Jesus, eu quero muito saber como faço para entrar para Universidade para as nações no Hawai? tenho uma sede grande preciso dedicar minha vida inteiramente ao proposito que Deus tem pra mim e quero muito fazer um curso la, se vc puder ajudar- me, desde ja agrdeço!
No aguardo;
Att;
Suenia kassia.
Olá. GRAÇA E PAZ. Amo missões e a Jocum. Por gentileza,como me tornar um missionária da Jocum?
Sou membro de uma igreja evangelica no Ceará, nós publicamos um jornal periodico de missões. Peço autorização para publicar alguns artigos. Por favor mande um email me dando orientação sobre.Grato.
fazia tempo k nao lia nada de jocum ,sou um k ficou reprovado na eted da base do rio de janeiro ,estoy na españa e pensando ir a londres e me encontro com este destemunho e noticia k jocum fara impacto en londres.para um jocumeiro calejado como vcs ja devem saber o k passa em mi cabeça . y se devo fazer eted novamente .um saludo desde la coruña españa
Graça e Paz.Olá Sou Catarina de Barra do Corda-MA,da congregação de Cristã evangélica,faz um ano que Deus me tirou das trevas para a luz,quero que vocês orem por mim,pois sinto o desejo em meu coração pra está com vocês levando à palavra de Deus as pessoas que ainda não o conhecem.Se estever nos Planos de Deus quero fazer Mission Adventure em Julho.De já agradeço a Deus e a todos.
Oi Catarina,
Estaremos orando por você.
Forte abraço,
a Paz do Senhor Braúlia,
Não sou tão jovem assim, mas amo a obra que a JOCUM realiza.
Tenho 43 anos e 8 de conversão, sou responsável pelo Evangelismo da IBU- Igreja Batista União em São Joaquim de Bicas, MG.
Amo evangelizar, mas sinto uma ausência, uma vontade de ir, não sei ainda para onde.
Me formei em 2010 em Serviço Social e estava empolgadÃssima para fazer mestrado em PolÃticas Públicas ou Ciências Sociais, mas a chama apagou. Quero me dedicar mais a obra de Deus, mas ainda não sei como.
Hoje lendo seu artigo entendi, que não que não preciso formar padrões e parâmetros para trabalhar, e sim me dispor integralmente.
Que Deus continue te abençoando e ao seu ministério!!!
Sandra Morais
Queria dizer o quanto esse artigo me abençoou, sabe, sempre tive vontade de fazer parte da Jocum, Deus me converteu quando estava em um momento desolado, e por causa de pessoas que Deus colocou em meu caminho, sempre dizendo pouco, mais o que Deus queria que eles falassem, no final , se somou como uma chuva de palavras me confrontando e indo de encontro com quem estava no trono da minha vida, e no momento não era Deus, era eu mesmo! Com um imenso vazio no meu coração Deus me mostrou que a única solução seria o adorar e viver intensamente, confeço que não consigo isso sempre, mais agradeço a Deus pela oportunidade de sentir a presença dele de maneira intensa na minha vida, e isso tudo, porque pessoas que muitos não dariam nada, estavam ali dizendo o que Deus queria me dizer. Esse artigo, me mostrou o quanto devo e devemos investir naqueles em que o mundo não acredita, mais Deus quer levantar com guerreiro vestido para batalha e pronto para o que nem nós mesmos suportariamos, e Deus quer que nós os preparamos, porque não ser assim? Devemos deixar passar oportunidade de erguer o que está caido ? Devemos esquecer que Deus é Deus? Nãaao, Deus é Deus e vivo está, sempre reinará , e sempre terá os seus que o obedecem, vamos obedecer??
Vou fazer uma proposta para os lÃderes da minha igreja sobre um projeto semelhante de evangelismo, e peço que orem por isso! Afinal não é nome de igreja que pregaremos e sim o evangelho. Amém. Deus nos abençoe e continue conosco.
Amei,o testemunho…verdadeiramente preicsamos de missionários ideiais para a obra que Jesus nos confiou.Como faço pra me inscrever na JOCUM,sempre me interessei por missão.Sinto esse chamado deste que conheci a Salvação…Manda a resposta por meu email.ok?!
Fica na Paz do nosso Senhor Jesus Cristo!!!
Não basta simplesmente estar assintindo um culto,meu coração quer mais,DEUS colocou uma obra em minha vida(OBRA MISSIONARIO)creio que a jocum podera me ajudar.
Deus os abençõe
Graça e Paz Quero diser que foi a primera vez que acessei este E-mail sempre ouvir ou melhor as poucas veses que ouvir falar da jocum. sempre tive coriosidade de saber mais o que erá ajocum. o Espirito Santo me levou a acessar o saite da jocum para conheçer. Eu e minha esposa estamos sendo despertado por Deus que Ele tem uma obra em nossas vidas. queremos servi ao Sr (Jesus) não mais nos bancos de uma igreja sentado esquentando a cadeira ou até mesmo ocupando um lugar que deveria ser de uma pessoa que não tenha ainda se convertido. Sei que são poucos que Deus pode contar nesses ultimos tempos. onde o amor ao dinheiro e aos béns materias corrompem o homem pela essa busca de ter, até mesmo os cristãos, se esqueçem que devemos buscar em primeiro lugar o Reino. e as demais coisas serão acresentadas, Por favor nós orientem como participar da eted. Um abraço Deus lhe dé sabedoria. Seja Forte!!! Ele e contigo.
saber a jocum é um sonho realizado de Deus, todos as pessoas, dos os lideres. eu louvor a Deus por vocês.
oro por mim eu quero esta com vocês em pouco tempo
Fico emocionada!! pois sinto o meu coração arder com a chamada de Deus.
E triste por não poder fazer nada no momento!! estou apenas orando por todos que Deus vos alcace cada um abraços!!!
a paz do senhor…
tenho apenas 15 anos mas já decidi, é isso ki eu kero pra mim
fazer missão…
Anei seu artigo é lindo exelente ver ki há no mundo
pessoas que entrega o coração pra Deus E entrega pra valer…como vcs
desejo i chamado missionário é despojar td o que sou,é ser bem muito mais ki ter .
se a gente entrega o coração a gente entrega pra valer.é ter avida no altar E VER A CHAMA ACENDER e cada dia mais e mais ,saber q é tempo de crescer.
Corrigindo, liderança cristã…..
Olá, graça e paz.
O que vemos hoje em dia é uma grande vergonha de lÃderes que se apoiam na ‘religião’ para viverem dela. Por isso, muitos se escandalizam a cada dia querendo fugir desse cristo necessitado de dÃzimos e ofertas.
Fazer a obra é difÃcil. Basta ler o novo testamento e ver como Cristo evangelizava sempre ‘DANDO’ ao invés de ‘PEDIR’. O ensinamento verdadeiro de Cristo é darmos uns aos outros: AMOR e PÃO, ÃGUA, ROUPA, ETC.
Infelizmente são pouquÃssimos os lÃderes que entendem bem o verdadeiro Evangelho. A IGREJA DE HOJE SÓ PEDE….
Que Deus tenha misericórdia e levante os verdadeiros vocacionados à liderança cristão no Brasil.
Bjos fraternos a todos.
Primeira vez q entro nesse chat, e desde o Ãnicio fiquei surpresa e alegre por saber um pouco mais sobre a obra missionária, lembro-me q antes de me afastar dos caminhos do SENHOR ele mesmo havia revelado em minha vida um chamado missionário e levitico, creio e tenho orado a DEUS para um preparo na obra dele, esse texto me trouxe a memória a vida q anos atrás eu tive com DEUS e o grande amor q tenho pelo meu proximo, orem por mim no momento estou me preparando para fazer algo assim, entrei por q me apresentaram e me disseram sobre esse chat, estou com 21 anos e estou tmb decidida a fazer missão seja lá onde for quero me entregar de corpo e alma a cristo em prol das almas perdidas…..
oi apaz e graça em jesus cristo, posso afirmar que o mundo precisa de missionarios, eu tenho algo dentro de mim que queima chama-se chamado missionario infelismente na minha congregação eu ñ tenho oportunidade, nem assim deixo de fazer algo pra Deus vou pra os centros de recuperação vou pra impacto de carnaval esse ano 800 pessoas aceitarão a Jesus como seu salvador, faço parte do bloco sal da terra, precisamos de união amor pelas almas Deus trabalha no meio do povo mesmo no carnaval, Deus abemçoe todos os missionarios dessa nação apaz do senhor.
Olha, Amei esse texto!
Penso exatamente dessa forma!!
Deus tem suas formas de trabalhar e, quem somos nós para dizer algo??
que Deus te abençoe!
Olá Braulia,
Nossa… tudo muito bom… os seus artigos me ensinam um pouco a cada dia, sempre que leio aprendo algo novo, e tem me ajudado muito… Faço parte do Ministerio Jovem IDE – Ir, Discipular, Enviar e Manter, e hoje me sinto realizado em estar cumprindo com o chamado que o Senhor colocou em meu coração a tanto tempo… Sou responsável pelo teatro dentro do Ministerio, estamos lançando o Ministerio este ano, e Deus já tem nos surpreendido, nos enviando pessoas com chamado, contatos, colaboradores.. e as portas tem se aberto de uma maneira inexplicavel (a explicação é o Senhro! rs)… Que Deus possa estar te abençoando muito, vc eh uma benção muito grande… e que o Senhor possa enche-la de sabedoria cada dia mais… como podemos fazer para mantermos contato?, aqui pelo Ministerio jovem IDE, seria uma benção vc nos trazendo uma palavra, um estudo, em um treinamento nosso…. Fica na Paz do Senhor..
Ahh nosso site aà em baixo..
http://www.ministeriojovemide.com.br
contato@ministeriojovemide.com.br
Um Grande Abraço!!
Hà CINCO ANOS TIVE UM ENCONTRO COM JESUS, NO MEIO DE SITUAÇÕES DIFÃCEIS APRENDI A CLAMAR, NOS MOMENTOS ALEGRES APRENDI A AGRADECER E EM TODOS OS MOMENTOS A ORAR E EM OUTROS JEJUAR. LI UMA FRASE MUITO INTERESSANTE QUE DIZ ” à PESSOA SÃBIA ORA E OBEDECE A VOZ DE DEUS A TOLA PECA E SOFRE.” O CAMINHO É A ORAÇÃO E JEJUM.
QUE DEUS ABENCOE E FORTALECA.
PAZ DO SENHOR
ELIENE LEMOS
IDE…
Graças dou a Deus, porque vocês tem atendido ao Ide do Senhor, mesmo em meio a tantas lutas…
Podem contar com minhas orações..
Paz!!!!
A Paz…
Fico muito feliz, pela dedicação e o amor que tem em servir as pessoas.
Faz um mês que tenho lido alguns artigos seus, e vejo a maneira que desempenha o seu trabalho. Tenho sido muito abençoado pelo o que tenho lido… Conheço muitos missionarios da Jocum, e espero um dia ter a oportunidade de ver o seu trabalho de perto.
Que Deus abençoe e capacite mais pessoas como você para servir em vários lugares.
Até mais! fique com Deus!
Bastante interessante esse artigo. E é a mais pura verdade, Cristo veio para os doentes e nao para os saos. Conheço pessoas que estao envolvidas, e amarradas com todas as correntes possiveis q o diabo pode jogar. E saber que tem pesoas que passam prelo mesmo que eu, e que nao negam a Cristo, mas por amor a Ele, amam o pecador, e muito bom.
Continuem sendo instrumentos de justiça!
Paz do Senhor…
Fico muito feliz quando vejo pessoas dispostas a servir a Deus independente das lutas, das circunstâncias do medo[ que é mormal sentirmos], mais que nunca desistem pelo contrário a cada dificuldade veem uma nova oportunidade.É isso que Deus quer,Deus procura pessoas que estão dispostas a morrer a fazer tudo e mais um pouco pelo evangélio.Continuem nesse caminho… conheçemos a árvore pelo fruto.Meus lÃderes fizeram curso na JOCUM e hoje dou Glória a Deus pela vida deles.
Que Deus continue abençoando a vida de cada um aà na JOCUM.
Até…
Fiquem com Deus. =D
oi, estou aqui para dizer que é a primeira vez que leio este site e estou impressionada, pois em 2007 recebemos de Deus que irÃamos para o acre fazer missoes e entao estamos nos preparando eu e meu marido, tenho dois filhos, 5 anos e 1 ano. neste final de semana Deus disse que almas estão morrendo por nós não estarmos no campo ainda. Estou sem palavras depois de ler esta materia……envie algo para o meu e-mail.
paz
A paz do Senhor.Que bom poder ler essas palavras,me confortam,pois tenho orado pedindo orientação e ela veio.A minha vida é para servir,um dia estarei trabalhando na Seará do Senhor.obrigado!
A paz do senhor.
E´muito gratificante poder compartilhar todos esses acontecimentos
que a JOCUM tem vivido ou passado, muitas vezes nos vemos distantes desta
realidade, missões nunca foram tão urgentes, e quando lemos sobre esses
missionários, percebemos que não tem só meia dúzia de pessoas chorando
e clamando pelas vidas sem Deus, levemos as boas novas,perseveremos.
Que o Senhor da seara multiplique as bênçãos em vossas vidas.
A palavra de Deus diz assim:A seara é grande mais poucos são os ceifeiros.
Deus me chamou para levar a palavra atoda criatura,porém no momento eu ñ tenho feito nada.
Quero ser uma missionária de Cristo,alguém em quem Deus posa contar para levar o alimento(a palavra de Deus)aos famintos.
Quero ser um Paulo,um Pedro,um Eliás…alguém que marque essa geração.
Peço a vcs ajuda,pois quero muito fazerv a ETED,para me formar em missões e viver esse sonho de Deus em minha vida.
Obr pela atenção!!!
Fiquem na paz
É assim que Deus faz, chama exatamente aqueles que não são para se tornarem potencias em sua mão, e através dessa visão vidas são alcançadas.pq quando uma pessoa se converte gera um reboliço no seu cotidiano, uma mudança de comportamento visÃvel no seu dia a dia, gerando questionamento nas pessoas que vivem ao seu redor, não conseguem entender como foi que isso aconteceu, pq aos olhos do homem tal mudança é impossÃvel, mais para Deus tudo é possÃvel, pq Deus ama tanto o pecador,??? pq Deus ama transformação, Deus é perfeito.
Amei esse artigo… poucos “lavam os pés” dos que realmente precisam!
Tenho certeza que Deus honrará cada coisa que você e seu esposo renunciou!
Dupla honra!
Graça e paz!
Nossa Bráulia, amo ler seus artigos.
São muito coerentes e nos confrontam a cada dia.
O mundo precisa de Jesus mesmo, e nada mais do que Graça pra definir a forma que deverÃamos viver pra refletir realmente quem Ele é.
Sou da base Vila do Louvor do Beto Tavares e agradeço a Deus por pessoas como vocês no mundo.
Nádia Carol